Capacidade Instalada por Unidade da Federação

A geração é o segmento da indústria de eletricidade responsável por produzir energia elétrica e injetá-la nos sistemas de transporte (transmissão e distribuição) para que chegue aos consumidores.

Os dados são expressos em quantidades e potência instalada em kW (quilowatt). A quantidade corresponde ao número de empreendimentos em operação comercial no período especificado. A potência instalada determina o porte da central geradora para fins de outorga, regulação e fiscalização, definida pelo somatório das potências elétricas ativas nominais das unidades geradoras principais da central.

A unidade de energia elétrica atualmente utilizada pela ANEEL é o kWh (quilowatt-hora) ou o MWh (megawatt-hora). São unidades usadas para indicar a "potência por unidade de tempo" que uma usina de geração de energia pode produzir em um tempo especificado. Essa produção de energia elétrica pode ocorrer por meio de diversas fontes de geração, dentre elas: termelétricas, eólicas, hidrelétricas, fotovoltaicas, termonucleares etc.

A potência instalada total do Brasil, como o nome diz, compõe o somatório da potência dos empreendimentos que geram energia elétrica de todas as fontes atualmente exploradas no país. O conhecimento da dispersão da capacidade instalada de geração no território nacional é um tema relevante. Assim, trimestralmente a ANEEL disponibiliza a relação dos “Capacidade Instalada por Unidade da Federação” do Brasil. Observação: as usinas localizadas em divisas de estados são consideradas no total de capacidade do próprio estado.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte https://dadosabertos.aneel.gov.br/
Autor SCG/ANEEL
Mantenedor EGDI/ANEEL
Versão 1.0
Última Atualização janeiro 1, 2024, 07:01 (BRST)
Criado novembro 23, 2021, 19:53 (BRST)
Categorias no VCGE Energia Elétrica
Cobertura temporal A partir de 2006
Frequência de atualização Trimestral