Base de Dados Geográfica da Distribuidora - BDGD

Parte integrante do Sistema de Informação Geográfico Regulatório da distribuição (SIG-R), a BDGD é um modelo geográfico estabelecido com o objetivo de representar de forma simplificada o sistema elétrico real da distribuidora, visando refletir tanto a situação real dos ativos quanto as informações técnicas e comerciais de interesse. Para que todas as bases recebidas possam se compatibilizar e compor o SIG-R, é necessário que as distribuidoras observem determinados modelos, requisitos e padrões, os quais são estabelecidos no Módulo 10 PRODIST (https://www.gov.br/aneel/pt-br/centrais-de-conteudos/procedimentos-regulatorios/prodist) e no Manual de Instruções da BDGD (https://www.gov.br/aneel/pt-br/centrais-de-conteudos/manuais-modelos-e-instrucoes/distribuicao).

De forma a emular o sistema elétrico das distribuidoras, a BDGD é estruturada em entidades, modelos abstratos de dados estabelecidos com o objetivo de representar todas as informações de interesse, desde ativos até as perdas estimadas pelos agentes.

Cada uma dessas entidades é detalhada em diversas informações, dentre as quais constam aquelas que devem observar a codificação pré-estabelecida pelo Dicionário de Dados ANEEL do SIG-R (DDA), o qual especifica padrões de dados a serem utilizados na BDGD, visando a normalização das informações.

Os dados cartográficos são disponibilizados em um arquivo Geodatabase (.gdb) por distribuidora. O Manual de Instruções da BDGD e o Módulo 10 do PRODIST contém informações úteis para entender a BDGD, como as entidades disponibilizadas e as definições dos campos.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte https://dadosabertos.aneel.gov.br/
Autor STD/ANEEL
Mantenedor CEGDI/ANEEL
Última Atualização abril 24, 2024, 19:02 (BRT)
Criado abril 20, 2023, 16:02 (BRT)
Frequência de atualização Anual